Relações de Gênero - dica de leitura

Baseado na Web-aula2 de Seminários temáticos I, que aborda o tema relações de gênero, sugiro a leitura a leitura do artigo "O conceito de gênero e sua importância para a análise das relações sociais" de Cássia Maria Carloto.

Resumo do artigo:

O presente artigo aborda a emergência e importância do conceito de gênero, enquanto instrumento teórico que permite uma abordagem empírica e analítica das relações sociais. Priorizamos desenvolver, de forma breve, a constituição das relações de gênero, a divisão sexual do trabalho como uma noção que nos permite discutir as bases materiais desta constituição e a relação gênero-classe e raça.

Um texto sucinto e que elucida o tema de forma clara e objetiva. Discute  questões como a formação da identidade baseada no gênero, divisão sexual do trabalho e outros.

"As relações de gênero se estabelecem dentro de um sistema hierárquico que dá lugar a relações de poder, nas quais o masculino não é unicamente diferente do feminino. Esta diferença de poder torna possível a ordenação da existência em função do masculino, em que a hegemonia se traduz em um consenso generalizado a respeito da importância e supremacia da esfera masculina (Carloto)". 

Para finalizar, deixo um vídeo para a reflexão sobre a violência contra a mulher.  


"A violência masculina contra mulheres ilustra uma das legitimações sociais da força da dominação dos homens em sociedades sob relações desiguais de gênero (Web-aula 2. Serviço Social 2º semestre, UNOPAR)".

 Caso deseje pesquisar mais sobre o assunto, uma dica: Serviço Social em Revista

Deixe seu comentário! Contribua com suas ideias, pensamentos e dúvidas por que não?

You can leave a response, or trackback from your own site.

1 Response to "Relações de Gênero - dica de leitura"

  1. Anônimo says:

    Parabéns e obrigada, me ajudou muito no meu traballho da facu.

Postar um comentário

Aqui você tem liberdade para se expressar. Não se preocupe! Tirei as tais palavras de verificação de postagens. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Powered by Blogger