Como fazer as citações dos portfólios?

Quem não quer tirar excelente no portfólio? Todo mundo quer. Mas para isso, é preciso caprichar no desenvolvimento das ideias e também na sua fundamentação. Assim, é preciso fazer uso de citações de outros autores. VOcê sabe o que é citação?

Segundo a norma NBR 10520:2002, elaborada pelo Comitê Técnico 014 (Informação e Documentação) da Associação Brasileira de Normas Técnicas, citação numa produção textual é a "Menção de uma informação extraída de outra fonte", tais como (livros, periódicos, vídeos, sites e etc).
As citações na produção textual são feitas para apoiar uma hipótese, sustentar uma ideia ou ilustrar um raciocínio. Sua função é oferecer ao leitor o respaldo necessário para que ele possa comprovar a veracidade das informações fornecidas e possibilitar o seu aprofundamento.
Ressalva-se que a referência bibliográfica, isto é, os dados que identificam uma publicação citada, tais como autor, título, local, editora ou data, deve aparecer no final do trabalho sob o título de Referências, pois desta maneira o leitor poderá identificar a obra e, assim, facilitar sua localização em catálogos, índices bibliográficos, bibliotecas, Internet, entre outros locais (wikipédia).

 Assim, percebemos a importância que tem um texto bem elaborado e com citações importantes pois dá o alicerce para as ideias do autor. Então vamos a elas?
CITAÇÃO DIRETA

 As citações diretas podem ser apresentadas da seguinte forma:

  • Citações diretas curtas (até três linhas)

Com indicação de autoria no contexto:
Exemplo:

Segundo Ferreira (2010, p.15), "o esclarecimento kantiano traz a ideia de autonomia do sujeito. Assim, o homem esclarecido, que filosofa, desnuda o mistério, compartilha o conhecimento."


Com indicação de autoria fora do contexto:

Exemplo:

"O esclarecimento kantiano traz a ideia de autonomia do sujeito. Assim, o homem esclarecido, que filosofa, desnuda o mistério, compartilha o conhecimento." (FERREIRA, 2010, p. 15).

Observações: Nestes casos, como o nome já diz é dentro do contexto, portanto, com as mesmas formatações do corpo do trabalho. Precisa colocar entre aspas. No caso de autoria fora do contexto, todo o nome do autor vem em maiúsculo.
  •  Citações diretas longas
Com autoria no contexto:
De acordo com Ferreira (2010, p. 69):

Dentro dos critérios aristotélicos, quando houver um só governante, a melhor forma de governo seria  a monarquia, e uma péssima forma seria a tirania, degeneração da primeira. O monarca governaria pelo bem da cidade, enquanto o tirano privilegiaria apenas seus interesses. Quando temos mais de uma pessoa no governo, um grupo assim entendido, a melhor forma seria a aristrocacia, que traz a ideia dos melhores, masi virtuosos da cidade, e uma pessoa no governo dos ricos.

 Com autoria fora do contexto:

Dessa forma é importante preceber que:

Dentro dos critérios aristotélicos, quando houver um só governante, a melhor forma de governo seria  a monarquia, e uma péssima forma seria a tirania, degeneração da primeira. O monarca governaria pelo bem da cidade, enquanto o tirano privilegiaria apenas seus interesses. Quando temos mais de uma pessoa no governo, um grupo assim entendido, a melhor forma seria a aristrocacia, que traz a ideia dos melhores, masi virtuosos da cidade, e uma pessoa no governo dos ricos. (FERREIRA, 2010, p. 69).

Observações: Fonte Arial, tamanho 10, espacejamento simples de entrelinhas. Alinhamento justificado, recuo esquerso de 4 cm. Sem aspas e sem itálico. Deve-se utilizar um espaço de 1,5 de entrelinhas antes e depois.

No próximo post, falarei sobre as sitações indiretas, citações de mais de um autor, citação de citação, e expressões que indicam a inserção de citações. Até lá.

Qualquer dúvida, deixe seu comentário. Contribua com mais informações e conhecimentos!

Fontes:

Programa de Apoio à Normalização de Trabalhos Acadêmicos - UNOPAR
Wikipédia

You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "Como fazer as citações dos portfólios?"

Postar um comentário

Aqui você tem liberdade para se expressar. Não se preocupe! Tirei as tais palavras de verificação de postagens. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Powered by Blogger