A ditadura do relógio: tempo é dinheiro!

Olá pessoal!
Neste post, irei comentar sobre a aula desta quinta-feira com a professora Marcia Bastos, na disciplina Seminário I.

Na aula Atividade, a professora trouxe-nos um texto bem interessante falando sobre o relógio e de como hoje somos escravos dele. O texto pode ser lido na íntegra clicando aqui: DITADURA DO RELÓGIO. Vale a pena!

Essa discussão é importante porque vem fazer-nos refletir sobre como encaramos o tempo. Percebemos que estamos de tal forma "adaptados" ao medir o tempo, que parece até que essa prática foi criada junto com o ser humano! É claro que não dá para ver o relógio apenas como algo negativo, afinal, a sua invenção trouxe grandes benefícios para a humanidade. O problema na verdade é uso que se faz desta ferramenta. 

"Agora são os movimentos do relógio que vão determinar o ritmo da vida d ser humano - os homens se tornaram escravos de uma ideia de tempo que eles mesmos criaram (George Woodcock)."

Como discutimos na sala de aula, tudo possui as duas faces: a positiva e a negativa,o que foi,  logo depois, reiterado pela professora Márcia durante a Tele-aula, pedindo para compartilhar os pontos positivos e negativos da Internet.

Assim, cabe a nós fazermos o uso consciente do relógio, fugindo ao máximo do uso exploratório e escravizador imposto pela sede insaciável de produzir cada vez mais do sistema capitalista.

Assista abaixo alguns trechos do filme Tempos Modernos de Charles Chaplin apresentado na Aula atividade. Se você ainda não viu, não perca essa oportunidade de admirar a sensilibilidade de um gênio!

Parte 1 Legendado 

 

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8

Parte 9

Parte 10

 

Deixe seu comentário! Contribua para o construção do conhecimento. Participe!

You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "A ditadura do relógio: tempo é dinheiro!"

Postar um comentário

Aqui você tem liberdade para se expressar. Não se preocupe! Tirei as tais palavras de verificação de postagens. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Powered by Blogger