Cuidado! Plágio é crime!

Site da imagem: Carol Luvizotto
Para início de conversa, você sabe o que é plágio? Segundo o minidicionário Luft, plágio é a ação de apresentar como seu um trabalho alheio. 

Não confunda com as citações, pois neste caso, usamos apenas trechos para fundamentar nosso trabalho, além de usarmos as normas da ABNT fazendo as referências necessárias de forma a dar o crédito devido ao autor.

Mas por que será que vemos falar de plágio somente no Ensino Superior?

Lembro-me muito bem de quando cursava o fundamental. Os professores pediam para fazermos determinado trabalho, e sem demora, bastava folhear alguns livros e copiar o que queríamos. Prontinho. Era só esperar pelo 10. Infelizmente, essa ainda é uma situação corriqueira em nossas escolas. Os alunos não tomam conhecimento de estão agindo errado, e hoje com a internet, apesar de muitos professores já se posicionarem contra o famoso CTRL+C e CTRL+V, é "normal" os alunos apresentarem trabalhos plagiados sem nenhum problema.

O problema vem aparecer mesmo é no Ensino Superior, onde enfim parece haver uma política contra o ato de plagiar. Os alunos agora se deparam com outro problema: a falta de habilidade em desenvolver suas próprias ideias. É o famoso "branco". 

Então colegas o que fazer? Bom, uma coisa é certa: plagiar não!
Quem tem culpa de a educação do Brasil formar alunos que não sabem escrever, expor suas ideias no papel?
Resta-nos agora, dedicar muuuito tempo com leituras e habituar-se a escrever, para recuperar os danos.

Pense. Tive uma professora que afirmava que pensar dói. E dói mesmo, mas meus caros colegas, o que podemos fazer? Para escrever bem é preciso pensar! Refletir sobre. Caso contrário, continue plagiando a Wikipédia, e outros artigos disponíveis na internet. Mas agora consciente de que se for pego... ai ai! (Já tem muitos programas que fazem isso muito bem. Basta inserir o texto a ser avaliado e bum!)

Saiba mais sobre plágio nos endereços abaixo;

You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "Cuidado! Plágio é crime!"

Postar um comentário

Aqui você tem liberdade para se expressar. Não se preocupe! Tirei as tais palavras de verificação de postagens. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Powered by Blogger