Dicas de estudo para Estudantes de Serviço Social EaD

 

Recentemente, nos alunos de serviço social EaD fomos alvo de Críticas e preconceito por estarmos a estudar em um curso a distância. Acredito que isso não é o que conta para definir se sairemos bem ou mal preparados para o mercado de trabalho. O que irá definir isso com certeza são a dedicação e disciplina do aluno no cumprimento das atividades e leituras obrigatórias. 

Depende do aluno o sucesso ou o fracasso em qualquer curso Ead afinal, pelo menos no curso que faço todo o material disponibilizado preenche os requisitos do currículo do curso.
Assim, para darmos uma “mãozinha” aos nossos companheiros e companheiras de curso (afinal estamos pregando a união e não a dispersão...) vamos compartilhar algumas dicas para podermos cumprir corretamente o cronograma do curso sem acumular leituras e atividades.

1º Passo: USE A TELEVISÃO E A INTERNET A SEU FAVOR, NÃO CONTRA!

Site desta imagem: G1.com


Acredito que esse seja o primeiro passo a ser tomado quando decidimos ingressar em um curso ead. Isso porque muita gente já está acostumado a ligar a TV às 18:00 e só desligar 00:00! E pior, sem mudar de canal! 

Quando chegamos à faculdade, é hora de mudar posturas, e essa de ficar 24:00 na TV não dá mais... Diga adeus a joguinhos e papinhos animados no Orkut, Facebook entre outros. 
Entra aqui a postura de usar estas ferramentas a nosso favor. Esqueça um pouco a novela e assista mais aos telejornais, os canais educativos (TV escola, Cultura, Futura) a TV Senado, a TV câmara e a NBR. (sei que tem horas que é um saco mas está valendo). 

Quanto a internet, é só perguntar para o Astro Google! E uma infinidade de zeros iram aparecer relacionados a sua busca. Outros sites como Scielo ,  Domínio Público, Serviço Social em Revista e muitos outros possuem ótimos artigos que vale a pena lê-los.

2º Passo: ENCARE OS TEXTOS DE FRENTE!



Afinal não adianta adiar, pois PRECISAM ser lidos. Defina um momento do seu dia para a leitura e estudo. Peguemos por exemplo a disciplina de Ciência Política. O módulo da mesma possui 174 páginas e temos 4 semanas para lê-lo. Como o dia da aula presencial em nosso caso é quinta-feira, vamos colocar o início da leitura para sexta-feira. Assim, começaremos a leitura deste módulo dia 24 de setembro encerrando no dia 14 de outubro, dia da avaliação, totalizando 21 dias de leitura, onde é normalmente possível ler de 8 a 9 páginas por dia. Não é mesmo?

3º Passo: ESTEJA ATENTO ÀS DATAS DAS ATIVIDADES



Deixar para fazer uma atividade na última hora pode dar muita dor de cabeça, além de ficar aquém no quesito qualidade, você poderá enfrentar transtornos no upload da mesma com a queda do sistema, falta de energia, enfim...

4º Passo: ABUSE DA CURIOSIDADE


Encontrou uma palavra que não sabe o significado? Um termo que ainda não conhece a definição? Não se conforme com a ignorância, você possui ferramentas nas mãos. Use-as!

5º Passo: ASSUMA O COMPROMISSO!


Tenho certeza que ninguém vai a uma faculdade perder tempo ou jogar conversa fora. Então assuma o compromisso consigo! Você pode ser um bom profissional e isso não depende dos outros mas de você! Sem esse comprometimento você entrou e vai sair de qualquer curso sem saber de absolutamente nada, afinal nada irá fazer sentido. Tenha compromisso com sua equipe, dê o máximo de si. Contribua de verdade, não queira ser um peso morto para os colegas carregarem.
Por fim, tenha prazer em estudar, não encare o curso como um fardo. Tenha certeza que sua vida acadêmica irá ficar mais organizada. Mas cuidado: isso não é uma receita pronta de sucesso, apenas relatos, experiências e vivências. 
 
Você também tem mais dicas que deram certo? Compartilhe com a gente! Deixe seu comentário!

You can leave a response, or trackback from your own site.

14 Response to "Dicas de estudo para Estudantes de Serviço Social EaD"

  1. Unknown says:

    Olá Danilo Andrade.
    Achei muito interessante e direto o seu post, concordo em diversos pontos com você, principalmente com o quesito comprometimento com os estudos em geral. Estou iniciando agora o Bacharelado em Serviço Social, e como minhas aulas só irão ter ínicio no mês de Agosto, estou pesquisando e me informando a respeito do curso, e acredito que sua postagem tenha sido de grande ajuda, pelo fato de ser direcionado a graduandos nos cursos de EAD, que é o meu caso. Porém, tenho dúvidas a respeito de livros didáticos e ao trabalho com pesquisa e implementação de projetos socias, afinal é a área na qual eu quero atuar e também sobre pós-graduação em Serviço Social, coisa que geralmente não é muito citada em outros posts que li a respeito da profissão. Poderia fazer algo relacionado, ou apenas tirar essas minhas dúvidas, até o ínicio de minhas aulas. Agradeço desde já. Ricardo Fontes/Salvador-BA

    Anônimo says:

    Ricardo, muito interessante essa sua atitude de pesquisar sobre o curso antes de começar de fato a estudar. Infelizmente, muitos dos que ingressam nele, não conhece o curso, sua finalidade e acaba ou desistindo ou se frustando do meio para o fim. Estou no sexto semestre pela UNOPAR, por enquanto, ainda não posso fazer uma pós, apenas no último semestre. São diversas áreas que você posteriormente pode estar buscando se pos-graduar. Pelo menos na unopar, todas as disciplinas possuem livros didáticos, e vasto material online, além de projetos de extensão, de responsabilidade sociail, entre outros. Acho que você gostará do curso. Sucesso!

    Unknown says:

    BOA DICA IREI PRECISAR SEGUIR ESSA ROTINA VOU ENCARAR O EAD DE SERVIÇO SOCIAL , VOU PRECISAR DE MUITA DISCIPLINA, POIS ACREDITO QUE O CURSO EAD EXIGE MAIS COMPROMISSO,ESTOU UM POUQUINHO TEMEROSA MAS DEUS VAI ME AJUDAR TENHO FÉ .

    Anônimo says:

    Roberta realmente, você fez o curso serviço social ead? Como foi?

    Sara says:

    Estou prestes a começar a fazer p curso Ead de Serviço Social, creio que seja normal temos um pouco de medo antes de começar por medo de não conseguir né? Nao me deixem com mais medo 😁😁😁!! SUCESSO PARA TODOS

    Anônimo says:

    Não façam!!! Estou na metade do curso é todas as portas de estágio se fecharam por orientação do Creas.Tranquei meu curso.

    Anônimo says:

    Podem fazer! Eu sou formada em serviço social pela UNOPAR ,aprendi tudo direito, amo os livros que eles disponibilizaram e até hoje recorro a eles!Toda vez que tenho tempo ou oportunidade, acesso meu material pelo AVA, e minha aulas em vídeo, no presencial não poderia! o segredo é : LER BASTANTE ! SE ESFORÇAR O MÁXIMO! ESTUDEM TODAS AS LEIS QUE PUDEREM !TODO MATERIAL QUE LHES FOREM DISPONIBILIZADOS!Fico surpresa ao ver em pleno o século XI tanto preconceito em relação a atualidade ! Estudo EAD é aproximação da oportunidade de acesso a todos! A questão do não aprendizado não vêm pelo sistema e sim pela falta de procura e conhecimento! Tenho vários colegas de profissão que se formaram com ensino na modalidade presencial e que teem mais dúvidas que eu por exemplo! O segredo é ; nunca sabemos tudo! Nascemos aprendendo e morremos sem saber tudo! Outra experiência qual posso relatar e que atualmente estou pós graduando em Saúde Pública na modalidade presencial que é um dia no mês , e uma carga muito grande de conteúdo que eles tem que passar tudo neste dia , oque acontece ? muita informação para pouco tempo! Outra, se eu escrever tudo que o professor fala não vou prestar atenção na aula e se eu não escrever não terei mais como rever oque foi dito em aula!

    Anônimo says:

    O estágio é difícil mesmo , mais não impossível! Eu mudei de um Estado para outro em que eu não conhecia ninguém , mais bati de porta em porta e consegui!Mesmo porque se você quiser arrumar emprego o ideal e que tenha bastante conhecimento!Outra pela UNOPAR você pode chegar junto na diretoria ou até mesmo na professora , eu tive ajuda deles , mais eu estava em outra cidade , ai não pude usar a indicação deles , mais ai já não era mais culpa deles, outra coisa ; demorei encontrar estágio e por isso fiz um pedido para não pagar DP ,sobre alegação de insuficiência de campo de estágio, pedido esse aceito pela Universidade!
    Se puder fazer o curso na parte da mãnha e todos dias e estiverem em São Paulo uma dica para um curso barato e bom! Sendo que nesta faculdade eles já disponibilizam parcerias para estágio, e na FAPSS de São Caetano do Sul!

    Comp assim?

    Tranquei TB! Não assinam as horas de estágio por orientação do conselho, perdi tempo e dinheiro e fui humilhada por duas assistentes sociais.

    Eu também.

    Unknown says:

    Estou amando

    Unknown says:

    Comecei a fazer serviço social na modalidade EaD e gostaria de saber se vocês conhecem livros que possam ampliar conhecimento sobre as disciplinas do curso.

    Unknown says:

    Estou querendo começar o curso ano que vem. Teria alguns livros que eu poderia ler para já estar entrando no assunto do curso e não ficar perdido?

Postar um comentário

Aqui você tem liberdade para se expressar. Não se preocupe! Tirei as tais palavras de verificação de postagens. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Powered by Blogger