Seminário da Disciplina Oficina de Formação - Questão Social

Na semana passada, como a Professora Daniela Sikorski havia proposto, fizemos apresentamos durante a aula-atividade o seminário sobre as manifestações das questões sociais. Nossa turma ficou com:


  • Igualdade racial;
  • Drogas;
  • Pessoas com deficiência.
Nossa equipe decidiu discutir a questão da igualdade racial, um tema ainda muito polêmico devido as muitas facetas que o mesmo apresenta, mas que precisa e muito ser debatido. Percebemos isso mesmo durante o momento de optarmos por este tema, visto que muitas vezes nos mesmos discordávamos de alguns pontos. A pesquisa não foi tarefa fácil, afinal, devido a grandiosidade desse tema, os textos científicos sobre o mesmo não eram nada pequenos. Enfim, estabelecemos a organização do nosso Slide e quem iria apresentar cada um, ficando da seguinte forma:

INTRODUÇÃO

  • O que é desigualdade racial?
  • Qual a origem da discriminação?
DESENVOLVIMENTO

  • Discriminação racial mascarda: Onde a discriminação está?
  • Impacto do racismo à população afro-brasileira.
  • Políticas de enfrentamento à desigualdade racial..
CONCLUSÃO

  • Resultado das políticas de enfrentamento: Balanço positivo e negativo.
  • O que ainda precisa mudar?
  • Reflexão: Vídeo "Onde você guarda seu racismo? (confira abaixo:)


para fundamentar nossa apresentação usamos alguns textos que recomendo a leitura:


As outras duas equipes também se saíram muito bem em suas apresentações, inclusive na peça de teatro apresentando uma família em situação de vulnerabilidade com caso de uso de álcool e drogas ilícitas. 

Destaque também para a colega Maria Lúcia que apesar da desvantagem numérica, conseguiu emocionar a turma com o tema "Pessoas com deficiência". 

FOTOS DO SEMINÁRIO:

Apresentação sobre Drogas



Cenas da peça de Teatro: Drogas












Apresentação: Igualdade Racial











Nossa Tutora Cátia Casaes


Apresentação: Pessoas com deficiência





Gostou de nosso seminário? Deixe comentários! Até o próximo post.


You can leave a response, or trackback from your own site.

6 Response to "Seminário da Disciplina Oficina de Formação - Questão Social"

  1. Cátia Casaes says:

    Vcs estão de PARABÉNS! Continuem assim sempre! Deixarei esta mensagem como forma de agradecimento!!!!!

    O Sucesso

    1. Seja ético.

    A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos. Pisar nos outros para subir desperta o desejo de vingança.

    2. Estude sempre e muito. A glória pertence aquele que tem um trabalho especial para oferecer.

    3.. Seja grato a quem participa das suas conquistas. O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe. Agradecer e a melhor maneira de deixar todos motivados.

    4. Eleve suas expectativas. Pessoas com sonhos grandes obtem energia para crescer. Os perdedores dizem: "Isso não é para nós". Os vencedores pensam em como realizar seu objetivo.

    5. Tenhas metas claras. A história da humanidade é cheia de vidas desperdiçadas. Amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam a carreiras de sucesso. Ter objetivos evita o desperdicio de tempo, energia e dinheiro.

    6. Tenha um orientador. Viver e decidir na neblina sabendo que o resultado só será conhecido quando pouco restar a fazer. Procure alguem de confiança, de preferência mais experiente, para lhe orientar nas indecisões.

    7. Jogue fora o vicio da preocupação. Viver tenso e estressado está virando moda. Parece que ser competente e estar de bem com a vida sao coisas incompativeis. Bobagem! Defina suas metas, conquiste-as e deixe a neura para quem gosta dela!

    8. Celebre as vitórias. Compartilhe o sucesso, mesmo pequenas conquistas, com pessoas queridas. Grite, chore, encha-se de energia para os desafios seguintes.

    Roberto Shinyashiki


    Com muito carinho aos meus queridos alunos do 3ºsemestre de serviço social!mil bjs!
    Tutora: Cátia Casaes

    Anônimo says:

    Cara Tutora Cátia, Muito abrigado pelo seu apoio e comentário. Saiba que você tem uma grande parcela de contribuição para o nosso sucesso. Abração!!!

    Parabéns ao grupo pela escolha do tema e desinvoltura da apresentação , pois sabemos que falar de Igualdade Racial no pais cheio de desigualdade é complicado traz contraversas da sociedade , com isso so retomarmos a convicção so se transforma uma o homem pela educação , quando passam a conhecer e exercer seus direitos.

    Parabéns pessoal!!! Realmente esta aula atividade proporcionou experiências diferentes entre os alunos. Desta forma os temas discutidos nas disciplinas são melhor assimilados e quanto mais criativa for a apresentação, melhor será a satisfação em ter feito parte do grupo.
    Parabéns também pelo blog!
    abços,
    Vania Polo - TUTORA ELETRÔNICA

    Anônimo says:

    Olá Vânia! Bem vinda a este espaço e obrigado por nos honrar com sua visita e comentário! Abraços

    Jéssica says:

    Caramba, eu morri de rir das minhas fotos. Parabéns pelo blog Danilo, esta a cada semana melhor. Posta ai umas dicas para o trabalho individual.

    Beijos...


    P.s. Deu preguiça de ler o post da Catia...rs

Postar um comentário

Aqui você tem liberdade para se expressar. Não se preocupe! Tirei as tais palavras de verificação de postagens. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Powered by Blogger